O futuro da mobilidade urbana: Patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas

Conhecidos como veículos “levíssimos”, os novos modos de transporte ganham cada vez mais força nos grandes centros urbanos.

Os serviços de compartilhamento de bicicleta começaram a se espalhar pelo mundo em 2008, inclusive no Brasil. Porém foi apenas nos últimos anos que seu crescimento estourou.

São considerados parte de um conceito maior, que chamamos de “micromobilidade urbana”. A qual representa uma modalidade de transporte de curta distância, geralmente em torno de 10 km.

Um dos pontos mais fortes, que atrai novas pessoas para seu uso é o preenchimento das lacunas entre o transporte coletivo e o destino do usuário.

Os mais conhecidos são os patinetes elétricos e bicicletas, porém não são os únicos. São também considerados itens de micromobilidade urbana os hoverboards (skates elétricos de duas rodas), motocicletas e scooters elétricas.

No geral, para entrar nessa categoria, as principais características são o baixo peso, pequeno porte, versatilidade e sistema de propulsão elétrica ou humana.

 

Cada vez mais uma tendência

Segundo o Global EV Outlook 2019, em 2018 a frota de levíssimos no mundo passou dos 300 milhões. Uma das razões para seu rápido crescimento é a redução dos congestionamentos, da emissão de carbono e gases de efeito estufa.

Com grande quantidade de palestras, workshops e cursos rápidos, a indústria aos poucos está sendo preparada para atuar no segmento de transporte alternativos e eletrificados.

A expectativa é que a micromobilidade seja um dos principais pilares de transformação do transporte urbano.

Confira alguns itens de micromobilidade disponíveis no portal:

Patinete Elétrico Xiaomi M365 Dobrável 8.5″ Preto
Deal
Autonomia: 30 quilômetros (dependendo das condições da estrada e peso do usuário) Luz LED Velocidade máxima: 25 km/h Carga máxima: 120kg Bateria: Li-ion de LG 18650 mAh Potência: 250 W Sistema de Freio de disco traseiro Pneus de 8.5” Tempo de carregamento: 4 horas Temperatura de uso: 0 - 45 graus Celsius.
Patinete Elétrico Mibo Dobrável 8.5″ 7800mAh Branco/Preto
Deal
O Patinete motorizado da Mibo é ideal para seus passeios ou até mesmo como um meio de transporte. Seu motor elétrico com bateria recarregável de 6600mAh oferece uma autonomia de até 13km. Capacidade máxima de peso: Até 100kg Tempo de carregamento da bateria: 4~6 horas Fácil de transportar pesando um pouco mais de 11 kilos o Patinete Elétrico da Mibo possui um quadro dobrável e cabe facilmente no porta-malas da maioria dos carros Plataforma do pé emborrachada com design antiderrapante para evitar qualquer tipo de escorregões ou acidentes Sistema de iluminação LED frontal e traseira Rodas pneumáticas de 8.5" que permite rodar quase na maioria dos terrenos, com o máximo conforto. Freio a Disco traseiro
Patinete Eletrico E-Scooter Z5 Roda 5.0″ Preto
Deal
Quadro dobrável em liga de alumínio com detalhes em plástico ABS Display LED com sistema de controle: Três velocidades (Modo 1, 2, 3), Nível de carga da bateria, RPM, Odômetro, Distância total da viagem O diâmetro de suas rodas é de 5,0 polegadas O tempo de carregamento da bateria é de 3 a 4 horas Atinge uma velocidade de até 20 quilômetros por hora Você pode viajar até 7 km aproximadamente com a bateria totalmente carregada (dependendo do peso do usuário e das condições da estrada) O Patinete dobrável E-Scooter Z5 pesa 7,69 kg Suporta um peso de até 100 Kg Temperatura de funcionamento de 0º a 40º Ângulo de subida até 17º Raio de giro 0º Luz LED ATENÇÃO! A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) proíbe o transporte de hoverboards / hovershoes (patins motorizados) desses equipamentos, tanto na cabine da aeronave quanto nos compartimentos de carga
Scooter Elétrico Mibo com Roda de 8.0″ e Bluetooth – Verde
Deal
Faça um passeio divertido de até 15km com o novo Scooter Elétrico Mibo que vem com Bluetooth para ouvir suas musicas favoritas

We will be happy to hear your thoughts

      Leave a reply

      Ptengo.com: Preços e Compras no Paraguai | Xiaomi, Huawei e outros